Case

VERTICAL: SERVIÇOS-PÚBLICOS – ESPORTE E LAZER

 

Sobre o cliente


A Empresa Essencial Segurança, sediada no município de São Paulo e com filiais em Campinas, Belo Horizonte e Goiânia, tem em seu core business a prestação de serviços de segurança e vigilância patrimonial, oferecendo mão de obra orgânica, treinada e qualificada a seus clientes. Para agregar valor à suas atividades, usa como uma de suas estratégias oferecer também segurança eletrônica.

Para ter mais foco em seu core business e otimizar seus recursos, a Essencial Segurança tem confiado à I-DEA Tecnologia, suas obras de grande porte e complexidade, como foi o caso da secretaria municipal de esporte e lazer – SEME, da prefeitura municipal de São Paulo, que licitou, em 2014, um moderno sistema de segurança eletrônica integrada, a ser instalado no complexo esportivo do centro olímpico municipal e no Estádio do Pacaembu, certamente este em que a Essencial sagrou-se vencedora.

Na parte da segurança eletrônica, este projeto era composto por dois subsistemas integrados, um moderno CFTV IP e alarmes de intrusão distribuídos estrategicamente pelas instalações da secretaria, totalizando 57 câmeras IP de última geração, incluindo 09 câmeras móveis de longo alcance tipo Speed Dome, controladas por duas centrais locais de monitoramento e uma central externa, com VMS de última geração e servidores profissionais hi-end, além de 12 prédios totalmente protegidos com um moderno alarme de intrusão e monitorados diuturnamente por 90 sensores infravermelhos de presença.

Para atender a demanda deste projeto no curto período solicitado em edital, foram empregadas 2 frentes de trabalho simultâneas, com 6 colaboradores em cada uma delas, trabalhando de forma uniforme e, sobretudo, respeitando todas as normas de segurança do ministério do trabalho.

 

Desafio


Por se tratarem de locais de grandes proporções geográficas – o que dificulta a transmissão dos sinais de alarme e vídeo com qualidade, e ainda torna o sistema vulnerável à queima devido a incidência de descargas atmosféricas – era preciso projetar um sistema robusto o suficiente para suportar intempéries climáticas e manter sua qualidade, oferecendo boa resolução das imagens captadas e a eficiência na detecção de intrusão pelos alarmes, além da longevidade de sua instalação.

O gerenciamento da mão de obra em uma instalação desta magnitude também representa um grande desafio, uma vez que é preciso coordenar de forma eficaz a qualificação e habilidades específicas de cada profissional exigido, alinhando atividades distintas, porém conexas, além de fornecer os treinamentos e recursos necessários para atender as exigências de qualidade, segurança e tempo de execução sem, contudo, ultrapassar o orçamento projetado.

 

 

Solução


A solução adotada foi a implementação de um sistema de comunicação através de fibra ótica por todo o complexo, exclusivamente projetado para atender as demandas do equipamentos de segurança eletrônica, uma vez que esta tecnologia permite atingir distâncias elevadas e são resistentes a descargas atmosféricas, além de manter a qualidade na transmissão dos sinais, por transmiti-los em formato digital. Para sua operacionalização, foi necessário também converter os diversos formatos de comunicação dos componentes dos sistemas em um único formato e protocolo, o TCP/IP, incluindo os sistemas de alarme de intrusão.

A I-DEA Tecnologia elaborou todo o projeto, forneceu e gerenciou a mão de obra e diversos serviços correlatos, resultando na implantação bem-sucedida de todo o sistema, que entrou em operação dentro do tempo previsto em cronograma, bem como do orçamento planejado, sem nenhuma ocorrência de acidente ou outra intercorrência mais grave. Entregando a nosso cliente e ao cliente final um sistema de segurança eletrônica eficiente, que em conjunto com a segurança orgânica, tem colaborado efetivamente para o incremento da segurança física e patrimonial daqueles locais.

Atribuímos o sucesso desta obra a grande experiência e dedicação de nossos profissionais, além da aplicação de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, conforme recomendações da Project Management Institute – PMI, que foram utilizadas pela equipe técnica da I-DEA desde o início dos serviços.