Case

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ

VERTICAL TRANSPORTE PÚBLICO

Sobre o cliente


A Power systems é uma divisão do grupo Tejofran, que atua desde 2001 oferecendo segurança eletrônica com eficiência ao mercado brasileiro. Tem em seu portfólio o fornecimento de equipamentos de alta tecnologia, colaboradores bem treinados, atualização tecnologia em constante progresso e clientes de grande porte.

Em meados de 2014 a Power ganhou uma licitação para fornecimento e instalação de um moderno sistema de segurança eletrônica integrada nas áreas operacionais da COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO – METRÔ, incluindo todos os pátios de garagem e manutenção dos trens, subestações primárias e retificadores, canteiros de obras, bases de manutenção, escritórios, CCO, prédios administrativos e áreas de escapes, totalizando 39 endereços onde seriam instaladas 451 câmeras de vídeo vigilância, alarme de intrusão, controle de acesso eletrônico e sistema de sonorização, todos integrados e monitoramentos remotamente a partir da central de monitoramento operacional.

Para dar conta de toda esta demanda no curto período solicitado em edital, seria necessário o emprego de 6 frentes de trabalho simultâneas, com 32 colaboradores trabalhando de forma uniforme e, sobretudo, respeitando o cronograma e todas as normas de segurança do trabalho e normas internas do metrô.

Desafio


Dentre os diversos desafios que uma obra desta magnitude apresenta, um dos maiores é coordenar de forma eficaz toda esta mão de obra, provendo treinamento e todos os recursos necessários para atender as exigências de qualidade, segurança e tempo de execução, sem, contudo, ultrapassar o orçamento projetado.

 

Solução


Neste contexto, a I-DEA Tecnologia, que à época ainda se chamava I-DEA Consultoria, foi contratada pela Power Systems para fornecer o gerenciamento técnico especializado de toda essa mão de obra, de modo a somar esforços e auxiliar a contratante no sucesso desta instalação.

 

A implantação de todo o projeto foi bem-sucedida. Todos os equipamentos foram implantados com sucesso e entraram em operação dentro do tempo previsto nos cronogramas, bem como do orçamento planejado, sem nenhumaocorrência de acidente ou outra intercorrência mais grave.

Atribuímos o sucesso desta obra à aplicação de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos, conforme recomendações da Project ManagementInstitute – PMI, que foram utilizadas pela equipe técnica da I-DEA desde o início dos serviços.